Glossário

RACE

Rede de Apoio ao Consumidor Endividado. Conjunto de entidades reconhecidas pela Direção-Geral do Consumidor para, a título gratuito, informar, aconselhar e acompanhar os clientes bancários que se encontrem em risco de incumprir as obrigações decorrentes de contratos de crédito ou que se encontrem em mora relativamente ao cumprimento dessas obrigações.


Recomendação (do Banco de Portugal)

Comunicação dirigida pelo Banco de Portugal a uma instituição supervisionada com vista à conformação da conduta desta entidade às normas bancárias.


Reembolso

Devolução, do devedor ao credor, do capital emprestado, acrescido de juros e outros encargos.


Reembolso antecipado

Pagamento, total ou parcial, do capital em dívida, num empréstimo antes do prazo previamente estabelecido para o efeito.


Referência da autorização de débito em conta

Identificação única de uma determinada autorização de débito em conta concedida pelo devedor ao credor. Esta referência, em conjunto com o identificador do credor, permite identificar inequivocamente cada autorização de débito em conta. Ver Autorização de débito em conta e Código de identificação do credor.


Regime de crédito à habitação a deficientes

Regime de crédito à habitação bonificado para pessoas portadoras de deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.


Regularização de cheque

Demonstração junto do banco sacado do efetivo pagamento da importância devida ao beneficiário do cheque, acrescida dos juros moratórios ou, em caso de cheque pago pelo banco por ser de montante inferior a 150 euros, depósito do valor do cheque nesse banco.


Remoção de nome da LUR

Retirada do nome de pessoa singular ou coletiva, por decisão do Banco de Portugal, da listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco.


Renda

Prestação periódica que o locatário paga ao locador nos contratos de locação financeira. Ver Locação financeira.


Rendimento

Quantia em dinheiro que uma pessoa aufere ao longo de um determinado período de tempo.