perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Elemento de segurança presente no canto inferior direito da frente das notas de 50, 100, 200 e 500 euros da primeira série e que consiste num elemento metálico com efeito difrativo.
Elemento de segurança presente no canto direito do verso das notas de 50, 100, 200 e 500 euros da primeira série. Consiste no valor da denominação impresso com tinta de cor variável (de magenta para verde), consoante a incidência da luz.
Prestador de serviços de pagamento autorizado a emitir cartões de pagamento (por exemplo, cartões de crédito, débito ou pré-pagos).
Sociedade financeira cuja atividade habitual inclui a prestação de um ou mais serviços de investimento a terceiros ou o exercício de uma ou mais atividades de investimento. São empresas de investimento, designadamente, as sociedades financeiras de corretagem, as sociedades corretoras, as sociedades gestoras de patrimónios, as sociedades mediadoras dos mercados monetários e de câmbios, as sociedades de consultoria para investimento, as sociedades gestoras de sistemas de negociação multilateral e outras empresas que como tal sejam qualificadas pela lei.
Ver Contrato de crédito.
É o crédito que é expresso (i) numa moeda que não é a moeda em que o cliente aufere os seus rendimentos ou detém os ativos que serão utilizados para reembolsar o crédito, ou (ii) numa moeda que não é a do país onde o cliente bancário reside.
Custos que têm de ser suportados num contrato com a instituição de crédito, como por exemplo, os juros, as comissões e as despesas associadas a um empréstimo ou a comissão de manutenção de conta.
Forma pela qual o beneficiário do cheque pode transmitir os direitos do mesmo a um terceiro (pessoa singular ou coletiva). O endosso efetua-se através da aposição, no verso do cheque, da assinatura da pessoa à ordem de quem o cheque foi emitido e da indicação da entidade a favor de quem o mesmo é transmitido. Esta última indicação, contudo, não é obrigatória, podendo o endosso consistir apenas na assinatura do endossante (endosso em branco). Os cheques nestas condições podem ser sucessivamente endossados. Os cheques que contenham a expressão não à ordem não podem ser endossados. Ver Cheque não à ordem.
Espaço composto pelos 27 Estados-Membros da União Europeia e pela Noruega, pelo Liechtenstein e pela Islândia.
Significa amostra ou modelo. Em termos bancários, corresponde à nota impressa, isenta de defeitos, da qual consta a palavra “espécime”, destinada a servir de base de comparação e a ser enviada aos bancos centrais, instituições de crédito nacionais e outras instituições.