Glossário

Elemento holográfico (da nota)

Elemento de segurança presente no canto inferior direito da frente das notas de 50, 100, 200 e 500 euros da primeira série e que consiste num elemento metálico com efeito difrativo.


Elemento que muda de cor (da nota)

Elemento de segurança presente no canto direito do verso das notas de 50, 100, 200 e 500 euros da primeira série. Consiste no valor da denominação impresso com tinta de cor variável (de magenta para verde), consoante a incidência da luz.


Emitente/entidade emitente

Prestador de serviços de pagamento autorizado a emitir cartões de pagamento (por exemplo, cartões de crédito, débito ou pré-pagos).


Empresa de investimento

Sociedade financeira cuja atividade habitual inclui a prestação de um ou mais serviços de investimento a terceiros ou o exercício de uma ou mais atividades de investimento. São empresas de investimento, designadamente, as sociedades financeiras de corretagem, as sociedades corretoras, as sociedades gestoras de patrimónios, as sociedades mediadoras dos mercados monetários e de câmbios, as sociedades de consultoria para investimento, as sociedades gestoras de sistemas de negociação multilateral e outras empresas que como tal sejam qualificadas pela lei.


Empréstimo

Ver Contrato de crédito.


Empréstimo em moeda estrangeira

É o crédito que é expresso (i) numa moeda que não é a moeda em que o cliente aufere os seus rendimentos ou detém os ativos que serão utilizados para reembolsar o crédito, ou (ii) numa moeda que não é a do país onde o cliente bancário reside.


Encargos

Custos que têm de ser suportados por uma das partes num contrato e que abrangem as comissões e as despesas cobradas por instituições de crédito, como por exemplo, os juros de um empréstimo ou as comissões de manutenção da conta de depósito à ordem.


Endosso

Forma pela qual o beneficiário do cheque pode transmitir os direitos do mesmo a um terceiro (pessoa singular ou coletiva). O endosso efetua-se através da aposição, no verso do cheque, da assinatura da pessoa à ordem de quem o cheque foi emitido e da indicação da entidade a favor de quem o mesmo é transmitido. Esta última indicação, contudo, não é obrigatória, podendo o endosso consistir apenas na assinatura do endossante (endosso em branco). Os cheques nestas condições podem ser sucessivamente endossados. Os cheques que contenham a expressão não à ordem não podem ser endossados. Ver Cheque não à ordem.


Espécime

Significa amostra ou modelo. Em termos bancários, corresponde à nota impressa, isenta de defeitos, da qual consta a palavra “espécime”, destinada a servir de base de comparação e a ser enviada aos bancos centrais, instituições de crédito nacionais e outras instituições.


Euribor

Acrónimo da expressão inglesa “Euro Interbank Offered Rate”. A taxa Euribor é uma média das taxas de juro praticadas pelas principais instituições de crédito da área do euro para empréstimos no mercado interbancário. É, por isso, conhecida como “taxa interbancária”.